Candidatura tem os apoios do atual presidente Ednei Mendonça, de Adélia Pinheiro, de Everaldo Anunciação, da vereadora Enilda Mendonça e dos deputados Rosemberg Pinto e Josias Gomes


A jornalista Camile Maltez é a aposta da chapa Democracia e Unidade para presidir o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Ilhéus. A escolha será feita através do Processo de Eleição Direta (PED) 2025, que acontece no dia 6 de julho. Considerado o mecanismo mais democrático entre os partidos políticos brasileiros, o PED permite que todos os filiados votem para escolher os dirigentes municipais, estaduais e nacionais do partido.


A candidatura conta com o apoio do atual presidente da sigla no município Ednei Mendonça, da professora e ex-candidata a prefeita de Ilhéus nas eleições de 2024 Adélia Pinheiro, do vice-presidente nacional do PT Everaldo Anunciação, da vereadora Enilda Mendonça e dos deputados Rosemberg Pinto (estadual) e Josias Gomes (federal).



Natural de Ilhéus e militante do PT desde a adolescência, Camile é mãe, jornalista, especialista em Gestão Cultural (UESC) e Produção Cultural (Itaú Cultural), mestranda em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UESC) e pós-graduanda em Gestão Social do Patrimônio Cultural (UFBA). Com mais de duas décadas de atuação na comunicação social e na cultura na Bahia, desenvolve projetos com foco político, criativo e sustentável.



“Para mim é uma honra muito grande ter essa possibilidade de juntar-me a lideranças tão importantes e que tanto admiro e me orgulho. Só tenho a agradecer pela confiança de todos e assumo o compromisso de continuar lutando com muita dedicação, força e amor, pelas bandeiras da justiça social, do respeito, da igualdade e das conquistas coletivas”, afirma a candidata.



Legado feminino - O PT de Ilhéus tem longa trajetória de protagonismo feminino. Já elegeu Professora Carmelita e Enilda Mendonça como vereadoras e, nas eleições de 2024, lançou Adélia Pinheiro como candidata à prefeitura, obtendo cerca de 39 mil votos e se tornando uma das principais lideranças políticas da região Sul da Bahia. Camile pode se tornar a quarta mulher a presidir o partido no município, seguindo os passos da arquiteta Marilene Lapa, da professora Carmelita e da advogada Ariadne Pitanga.
Para Adélia Pinheiro, a candidatura representa a consolidação de forças democráticas e um novo ciclo de unidade no partido. “Realizei diálogo franco e inclusivo com todas as lideranças do nosso partido no município. Defendo a chapa Democracia e Unidade e vamos fortalecer o PT com agendas, participação de todos, debates e militância”, reforça.



“Salto de qualidade” - O vice-presidente nacional do PT Everaldo Anunciação também destaca a força da candidatura: “depois da extraordinária campanha de 2024 com Adélia à frente, o partido em Ilhéus dá mais um salto de qualidade ao ser novamente liderado por uma mulher. Camile é jovem, competente e preparada para elevar mais ainda o PT ao patamar que ele merece”.
Reeleita com mais de 1.700 votos como a quarta vereadora mais votada de Ilhéus em 2024, Enilda Mendonça endossa: “não há nome melhor que o de Camile Maltez, que tem todo o nosso apoio e representa com firmeza o protagonismo das mulheres nos espaços de poder”.



Yordan Bosco (MTB 2992)
Chapa Democracia e Unidade
Processo de Eleição Direta (PED) 2025